da química...

Uma das coisas mais complicadas de encarar são situações em que vc se torna um catalisador

catalisador - adj. e s. m., Quím.,

substância que tem a propriedade de acelerar ou retardar a velocidade de uma reação química sem se alterar no decorrer deste processo;

o que provoca a catálise.



catálise - do Gr. katálysis, dissolução, destruição

s. f.,
ação aceleradora das combinações químicas pela simples presença de certas substâncias;

ação provocada pelos catalisadores.



Ou seja...

...quando vc se torna peça fundamental em algo e mesmo sem querer desencadeia uma série de reações e situações diferentes nas pessoas envolvidas.

Esse "algo" pode ser desde uma amizade até as raias mais obscuras da obsessão.

Ou da conveniência. Já que ambas (obsessão e conveniência) costumam a andar juntas.

Existem dois tipos de catalisadores:

1 - Aquele que tem noção do que está acontecendo em tempo real
2 - Aquele que não tem noção do que está acontecendo e só vai perceber muito tempo depois. Se perceber.

Ser catalisador por vezes é cruel. A impressão que se tem é de que todo mundo joga o peso das decisões nas suas costas. Vc está em diversos lugares ao mesmo tempo e sempre em posições desfavoráveis.

Depois de um certo período percebe-se que o catalisador se aproxima mais a um testa de ferro do que a um narcisista. Daí o titulo do post, no inicio a sensação de estar na boca das pessoas é um belo amaciante pro ego, entretanto isso se torna falso ao aflorar a noção de que vc foi mais uma desculpa pros atos que as mesmas pessoas cometeram.

Em suma, catalisadores têm vida curta num grupo e sofrem justamente por se misturarem demais com todos. Num certo momento, tais intimidades cobram seu preço e o pato sempre sobra pra quem estava, invariavelmente, em quase todas as situações...

...não que existam "vilões" ou "mocinhos". Trata-se apenas de gente, e por ser gente, é passível de quase sempre existirem mais erros do que acertos.

Comentários

Postagens mais visitadas