rivalidade

Agora que a Copa já está em sua fase final e que os ufanismos do povo voltaram a um nível aceitável, me sinto a vontade pra comentar sobre a rivalidade que os brasileiros tem com os argentinos.

Pra quem não sabe, eu sou filho de pai argentino e mãe brasileira, logo, nutro um carinho especial por ambas as pátrias. Embora nos ditos jogos da "melhor seleção do mundo" eu não torça por ela em hipótese alguma.

E os meus motivos são vários, e nem tem tanto a ver assim com a minha descendência.

Em primeiro lugar, não suporto falsa humildade. Os caras do escrete canarinho são cheios de frases feitas com relação a humildade, mas tá na cara que se acharam e muito nessa Copa. É isso não é só agora.

O modo como a seleção joga tmb não é do meu agrado, o futebol pouco objetivo e com firulas desnecessárias me irrita.

A Raça tmb nunca foi muito popular, sempre utilizaram a desculpa de que "quem apela pra raça é pq não tem técnica", o que é mentira...

Some isso a falta de comprometimento com a camisa e a gana mercenária de alguns convocados. Pronto, temos um lixo.

Se eu tivesse nascido nos anos 60 e acompanhado a seleção desde aquele tempo, talvez morresse de amores por ela. Porém, sou da década de 80 e acompanho futebol desde 89.

Vi a rivalidade entre Brasil e Argentina se instaurar desde lá e notei que ela é fruto em grande parte do que a mídia vai impondo. Galvão e companhia sabem bem o que plantaram...

Lógico, vizinhos sempre irão ter uma certa rixa (vide Inglaterra e França ou EUA e México). Mesmo pq são povos diferentes com culturas que valorizam coisas diferentes.

Mas daí surgir um certo ódio de ambas as partes me parece exagerado. Pra não falar coisa de ignorante mesmo.

Exemplo? O que a mídia vincula, mais precisamente as tais propagandas da Skol:







...que até são "engraçadinhas" se não alimentassem o anti-argentinismo que anda tão em voga ultimamente.

É claro que tais manifestações de carinho encontram respostas. Às vezes até radicais...







Isso só mostra uma coisa. A quantidade de idiotas que alimentam essa rivalidade estúpida é relevante por lá tmb...

Que o futebol é um canal pra extravasar todas as mazelas e desilusões isso qualquer um sabe. Mas daí querer pegar outro país como bode expiatório, já é demais!

Lembro das vezes em que era perguntado por quem torcia e quando respondia "Argentina", uma maioria perguntava o que eu fazia aqui, pq não era PATRIOTA e por fim que não merecia ser brasileiro.

Porra! E meu livre arbítrio?

Coisas assim passam despercebidas uma ou duas vezes, mas não SEMPRE.

Eu gosto do futebol deles. Adoro a técnica, a raça, a paixão, a entrega. Lá não existe tanto essa hipocrisia que vemos por aqui, de idolatrar as pessoas e depois do fracasso reduzi-las ao nada. E por falar nisso, vc dificilmente irá ver um argentino rasgar a bandeira nacional num jogo de futebol...

Noção esdrúxula de patriotismo.

Povo manipulado pela mídia xenófoba.

Hipócritas que antes elogiavam e agora caem de pau em cima dos "heróis" de outrora.

Salto alto.

Síndrome de "melhor do mundo, ninguém pode conosco".

Falsa humildade. Falso bem querer. Falsa alegria...


Sinto, mas não consigo gostar disso. Muito menos torcer por isso...


Alguns até diriam que o futebol brasileiro tem mais copas. Ora, se for por causa disso o Schummi tem cinco títulos na F-1, isso é motivo pra eu obrigatoriamente torcer por ele?

Bem, de qualquer maneira eu entendo que a seleção brasileira tem história. Assim como a seleção argentina, italiana, francesa, inglesa, alemã...

Respeito. Só isso. E um pouco menos de hipocrisia.

E até 2010

Comentários

Postagens mais visitadas